Saiba quando e porque você deve fazer uma audiometria
A perda auditiva, quando não tratada, pode causar grande impacto negativo durante o desenvolvimento e aprendizagem de um indivíduo, no âmbito familiar, social, profissional e até mesmo em aspectos cognitivos. No entanto, é incomum que as pessoas busquem investigar qualquer alteração auditiva, a menos que comece a apresentar alguma dificuldade.
A verdade é que, quanto mais cedo a perda auditiva for identificada, maiores e melhores são as possibilidades de tratamento e, consequentemente, seus prejuízos são muito menores.
O universo da avaliação auditiva infantil é muito amplo, uma vez que existem exames e técnicas específicas para cada fase do desenvolvimento da criança, por isso vale a pena falarmos sobre elas em um outro momento com riqueza de detalhes. Porém, é necessário ressaltar a importância de realizar o exame de Emissões Otoacústicas Evocadas, mais conhecido como “Teste da Orelhinha”. Ele deve ser realizado em todos os bebês, nos primeiros dias após o nascimento, ainda nos hospitais e maternidades. É um direito de toda a criança nascida no Brasil, garantido pela LEI Nº 12.303, DE 2 DE AGOSTO DE 2010.